Acredito que esse questionamento deveria ser feito por cada um de nós de tempos em tempos. Ninguém dá muita atenção a esse tipo de abordagem e ela, quando surge, já vem repleta de preconceitos e verdades prontas. Não nos questionamos se somos vítimas das circunstâncias ou inteiramente responsáveis por elas, apenas aderimos a uma posição ou outra, alternadamente, conforme nos parece conveniente.
Perguntas complexas, respostas simplistas.
Como já abordei diversas vezes aqui no blog, temos uma imensa preguiça de pensar, estamos habituados a nunca questionarmos e quando o fazemos, cuidamos para que seja mantida uma singular superficialidade, tanto nas perguntas quanto nas respostas.
sábado, 21 de janeiro de 2017
SOMOS VÍTIMAS, MAS TAMBÉM ALGOZES.
Marcadores:
algozes
,
condição humana
,
distração
,
doutrinação
,
Globo
,
ideologia
,
idiota
,
mentira
,
mídia
,
Olavo de Carvalho
,
Revoltas Por Minuto
,
sociedade
,
violência
,
vítimas
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
A INTERNET É NOSSA NOVA TELEVISÃO.
Era uma vez um mundo dominado pelos jornais impressos e pelas rádios, monopólios de informação que induziam os povos ao erro com suas mentiras e sua certeza de serem os únicos canais comuns de informação, se tornando sinônimos da verdade, por mais mentirosa que fosse.
Nessa época de "nano informação", pessoas comuns viviam para sobreviver e o privilégio de pensar era restrito a poucos, logo, o de se informar sobre algo além do entorno de seus próprios umbigos também.
Eis que então surge a televisão e sua posterior popularização, levando assim a informação a todos, a universalizando e incluindo no pacote do alcance de suas mentiras, os analfabetos e famintos. Sedentos, mas não por informação e sim por entretenimento, algo que até então também era algo restritivo e exclusividade de poucos.
Mas a televisão carregava em si um problema herdado de seus ancestrais impressos, eram uma via de única mão, de onde toda informação vinha, mas onde nada chegava. Se os antecessores impressos e radiofônicos eram especializados em dominar e controlar pequenas elites pensantes, a televisão vinha para mostrar que o mesmo era possível de forma indiscriminada com a classe baixa, as grandes massas, que se mostravam ainda mais facilmente enganadas e manipuladas, pois nunca tiveram por hábito a contestação, o questionamento.
Marcadores:
alienação
,
analfabetismo
,
analfabetismo político
,
desinformação
,
distração
,
doutrinação
,
Globo
,
internet
,
nano informação
,
Revoltas Por Minuto
,
RPM
,
superinformação
,
YouTube
Assinar:
Comentários
(
Atom
)

